SIGA-NOS

Atividade física na adolescência: um pilar para o bem-estar emocional

23/06/2025

Saúde Mental Infantil

Atividade física na adolescência: um pilar para o bem-estar emocional
No artigo de hoje iremos debater a importância da atividade física na adolescencia.  Psicóloga Rafaela

Atividade física na adolescência: um pilar para o bem-estar emocional

A adolescência é um período marcado por grandes mudanças físicas e emocionais, o que pode levar a quadros de maior ansiedade, e sofrimento psíquico. Uma estratégia para tentar lidar com esses desafios é por meio da prática regular de atividades físicas.

Muitos estudos científicos indicam que exercícios físicos podem ajudar a reduzir significativamente os níveis de ansiedade em adolescentes. Isso ocorre porque durante a atividade física há liberação de substâncias como endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis por promover bem-estar e reduzir o estresse.

É essencial que essas atividades sejam orientadas por profissionais qualificados, como educadores físicos ou fisioterapeutas, garantindo segurança e eficácia. Um profissional capacitado pode adequar a atividade às necessidades específicas do adolescente, prevenindo lesões e otimizando os benefícios emocionais e físicos.

Incorporar a atividade física à rotina dos adolescentes, sempre com supervisão adequada, é uma excelente maneira de atuar na promoção da saúde emocional, reduzir ansiedade e proporcionar mais qualidade de vida.

Referências:
Atena Editora. Disponível em: https://atenaeditora.com.br.
Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de et al. Prática de atividade física por adolescentes de Fortaleza, CE, Brasil. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, p. 410-415, 2010.
Mello, Rosiane Guetter et al. Atividade física nos transtornos de ansiedade e depressão: uma revisão sistemática. Revista Thêma et Scientia, v. 11, n. 1, p. 201-214, 2021.
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Disponível em: http://www.medicinadoesporte.org.br.
Categorias