SIGA-NOS

Como a psicologia organizacional e do trabalho podem ajudar as empresas?

20/08/2025

Saúde Mental no Trabalho

Como a psicologia organizacional e do trabalho podem ajudar as empresas?
Muito se fala sobre a importância da saúde mental no trabalho, mas de fato, como a psicologia pode contribuir?  Psicóloga Jéssica

Como a psicologia organizacional e do trabalho podem ajudar as empresas?

A psicologia organizacional e do trabalho atua na interface entre as pessoas e seu ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar, a saúde mental e o desenvolvimento humano dentro das organizações e instituições. Ela vai além da simples gestão de pessoas, buscando compreender as relações sociais e culturais presentes no ambiente corporativo.

A psicologia pode atuar e trazer valiosas contribuições dentro do ambiente de trabalho para que haja melhoria do clima organizacional, da produtividade e da saúde mental dos trabalhadores. O psicólogo pode mediar conflitos, promover comunicação eficaz/assertiva, fortalecer vínculos de trabalho e apoiar a autonomia dos trabalhadores, criando ambientes mais humanos e saudáveis, que aumentam o engajamento e a satisfação do profissional, além de contribuir para a promoção da saúde mental.

Outra possibilidade de atuação da psicologia dentro das empresas está no desenvolvimento de lideranças mais inclusivas e na implementação de programas de capacitação antidiscriminatória. Ao incentivar um modelo de liderança que valoriza a escuta, a empatia e o reconhecimento das diferenças e oferecer oficinas, treinamentos e campanhas que sensibilizem os funcionários para a importância do respeito às diversidades e combate a preconceitos, o profissional de psicologia promove o fortalecimento de uma cultura organizacional que acolhe diversidade, além de trazer melhorias para as relações interpessoais e prevenir assédios e discriminações.

Além disso, a psicologia pode colaborar na análise de desigualdades e na proposição de medidas que promovam justiça salarial e condições de trabalho dignas, fatores que influenciam direta e indiretamente a saúde, o bem-estar e o desempenho dos trabalhadores. Também é possível atuar incentivando avaliações contínuas (do trabalho e dos trabalhadores) mais participativas e promovendo uma participação mais ativa dos trabalhadores nas decisões que impactam seu cotidiano, o que fortalece o sentimento de pertencimento e a construção coletiva de um ambiente inclusivo.

Essas são apenas algumas das possibilidades de atuação do profissional de psicologia dentro de empresas e instituições. Em cada situação, cabe ao profissional avaliar, junto aos trabalhadores e lideranças, as demandas e necessidades de atuação e intervenção dentro daquela empresa, promovendo melhorias em variados aspectos do ambiente de trabalho.
Categorias