SIGA-NOS

O que é assédio e como ele aparece no ambiente de trabalho?

12/06/2025

Saúde Mental no Trabalho

O que é assédio e como ele aparece no ambiente de trabalho?
No artigo de hoje, iremos debater o que é assédio e como ele aparece no ambiente de trabalho.  Psicóloga Jéssica

O que é assédio e como ele aparece no ambiente de trabalho?

Quando o assunto é assédio, é comum que as pessoas pensem primeiro em comportamentos de importunação sexual, mas é importante saber que esse não é o único tipo possível. O assédio é definido como um comportamento irracional, repetido e direcionado a uma pessoa ou grupo de pessoas, que gera risco à saúde e à segurança. Essa conduta abusiva pode acontecer através de falas, gestos ou atitudes e pode afetar a dignidade, integridade psíquica ou física de quem é assediado. Normalmente, esse comportamento tem a intenção de constranger, humilhar, diminuir, intimidar e desestabilizar quem sofre a ação.

Além do assédio sexual, mais conhecido e que caracteriza-se por comportamentos com sentidos sexuais indesejados, existe também o assédio moral e psicológico, que pode aparecer de forma menos explícita e melhor disfarçada, mas causa muitos danos. O assédio moral/psicológico pode acontecer no ambiente de trabalho através de situações constrangedoras ou humilhantes, críticas constantes, insultos, falsas acusações, isolamentos e ameaças, comportamentos que afetam a auto estima e o bem estar do trabalhador, podendo gerar seu adoecimento.

Esse tipo de assédio pode ocorrer de forma horizontal, quando ocorre entre colegas, de forma vertical, quando acontece entre cargos superiores e subordinados, ou de forma mista, quando combina estas duas formas. Independente de como se dê, o assédio pode levar a sérias consequências, como ao comprometimento do bem estar e da qualidade de vida, assim como ao sofrimento psíquico intenso. O assédio em ambiente de trabalho tem como efeitos mais comuns o surgimento de estresse contínuo, irritabilidade, ansiedade, depressão, baixa auto estima e pode acarretar na necessidade de afastamento para cuidados com a saúde mental.

Como forma de prevenção e acolhimento a situações de assédio, é importante que as empresas busquem garantir um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, criem políticas contra esse tipo de comportamento, promovam treinamentos e ofereçam canais seguros para denúncias. Em caso de assédio, é importante que o trabalhador busque: registrar datas, horário e local de situações abusivas e, se possível, ter testemunhas; ter apoio de colegas de confiança, sindicatos ou setores internos responsáveis; comunicar formalmente aos gestores ou ao setor de recursos humanos e buscar por orientação jurídica e acolhimento psicológico.

O efeito do assédio sofrido no ambiente de trabalho pode acompanhar o trabalhador assediado por um longo período e afetar outras áreas de sua vida. Por isso, é extremamente importante procurar pelo acompanhamento de profissionais capacitados para oferecer suporte psicológico, médico e jurídico quando necessário.  
Categorias