Por que contratar serviços de saúde mental para funcionários?
Por muito tempo, defendemos que os cuidados com a saúde mental dos colaboradores são essenciais para manter ou aumentar a produtividade. Afinal, uma empresa que previne, promove e proporciona cuidados nesse âmbito está investindo em pessoas saudáveis, que, em tese, conseguirão focar mais no trabalho, em vez de questões psicológicas e emocionais que possam afetar seu desempenho.
Como afirma a consultoria Robert Half: “Uma equipe mentalmente saudável torna-se mais produtiva, mais alegre e, consequentemente, melhora o ambiente de trabalho. Esses três fatores já são suficientes para que os gestores entendam a importância de pensar na saúde mental da sua equipe.”
Essa afirmação não está errada. De fato, percebemos que o estresse, por exemplo, é um dos principais sintomas do burnout — um estado de exaustão física, emocional e mental causado por estresse prolongado e excessivo no ambiente de trabalho. Além disso, sabemos que a vida pessoal afeta a profissional e vice-versa. Não existe um "eu do trabalho" e um "eu da minha vida": somos o mesmo ser em diferentes contextos. Isso mostra que tentar bloquear emoções no ambiente corporativo não funciona.
Muito mais do que sermos produtivos por cuidarmos da saúde mental, quando equilibramos vida pessoal e profissional, lidamos melhor com nossas emoções, melhoramos nossos relacionamentos e nossa comunicação, conseguimos aproveitar todo o nosso potencial. O espaço de trabalho passa a ser um lugar onde criamos, analisamos, compreendemos e expressamos nossa forma de ser no mundo, em um ambiente repleto de oportunidades de desenvolvimento. Passamos um terço da vida trabalhando — esse lugar precisa ser acolhedor, que valorize as pessoas em sua humanidade, permitindo que aprendam, apliquem seus conhecimentos, criem conexões e se sintam pertencentes a um espaço que também promove saúde.
O trabalho é parte da identidade social: representa não apenas o sustento, mas também como somos vistos pelos outros. Dá significado à nossa vida, é onde construímos relações e depositamos expectativas. Se estivermos em um lugar que nos valorize como profissionais e demonstre que é possível cuidar da nossa saúde de forma integral, estaremos em um ambiente onde podemos desenvolver nossa melhor versão.
Quando as empresas deixarem de enxergar a saúde mental como um paliativo e passarem a vê-la como essencial, teremos espaços muito mais humanos e plenos de potencial — onde será possível dialogar verdadeiramente sobre saúde integral, tanto individual quanto coletiva.