Como a depressão afeta a memória
A depressão impacta significativamente a memória, gerando prejuízos no aprendizado de novas informações, de recordar eventos passados e na tomada de decisões. Isso ocorre devido algumas regiões cerebrais que são atingidas, incluindo:
-Hipocampo: para formação de novas memórias faz-se necessário essa estrutura cerebral, no entanto, pessoas com depressão tendem a apresentar uma estrutura menor, o que justifica a dificuldade relacionada à memória;
-Córtex pré-frontal: região responsável pela tomada de decisão, controle de impulsos e demais funções executivas, mas pessoas com depressão, apresentam impactos negativos nessas atividades;
-Amígdala: responsável pela regulação emocional, entretanto a depressão pode alterar essa função;
Além de afetar as regiões mencionadas, a depressão também ocasiona a diminuição da neuroplasticidade e alterações nos níveis de neurotransmissores. Consequentemente afeta a qualidade de vida, podendo apresentar dificuldades em manter relacionamentos, realizar tarefas, manter atenção e produtividade nos estudos ou trabalho.
O tratamento e acompanhamento contribuem para identificar os impactos e as possíveis estratégias para melhorar a memória, por meio de técnicas de associação, repetição e organização. Caso você se identifique, procure um profissional.