SIGA-NOS

O que é depressão e como diagnosticar

17/06/2025

Saúde Mental

O que é depressão e como diagnosticar
Quais os critérios para diagnosticar uma depressão? No artigo de hoje iremos debater sobre o que é depressão e como diagnosticar.  Psicóloga Gabriela

O que é depressão e como diagnosticar

A depressão, ou transtorno depressivo maior, é uma condição de saúde mental que se manifesta por um humor persistentemente triste ou desanimado, juntamente com a ausência de interesse ou satisfação em atividades que antes eram prazerosas. Essa condição pode afetar de maneira significativa a capacidade do indivíduo de atuar social, profissional e pessoalmente, podendo também estar relacionada a sintomas físicos, mentais e emocionais.

Para diagnosticar a depressão, um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, avalia se o indivíduo apresenta um conjunto de sintomas que duram pelo menos duas semanas e que impactam a rotina, trabalho ou relacionamentos. Estes profissionais usam critérios específicos, como os do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais (DSM-5), que incluem sintomas como:

- Humor deprimido na maior parte do dia;
- Perda de interesse ou prazer em todas, ou quase todas as atividades;
- Alteração no sono, como insônia ou o dormir demais;
- Alteração no apetite (aumento ou diminuição);
- Ter sentimento de culpa excessiva;
- Dificuldade para se concentrar ou tomar decisões;
- Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida;
- Fadiga ou perda de energia;

É importante destacar que a avaliação diagnóstica só é realizada por profissionais qualificados, considerando a história clínica, a duração e impacto dos sintomas na vida do paciente.

A depressão é uma condição tratável, por meio de intervenções psicoterapêuticas, farmacológica ou combinadas, visando promover a melhora dos sintomas e bem-estar do paciente. Não se esqueçam a importância da avaliação e acompanhamento de um profissional da saúde mental.
Categorias