SIGA-NOS

Quais os prejuízos de uma ansiedade não tratada?

27/05/2025

Saúde Mental

Quais os prejuízos de uma ansiedade não tratada?
Você sabe o que pode ocorrer se não tratamos a ansiedade? No artigo de hoje, iremos abordar esse tema. Psicóloga Gabriela

Quais os prejuízos de uma ansiedade não tratada?

Os textos anteriores focaram em abordar sobre a ansiedade, no entanto, é preciso conhecer os prejuízos para os pacientes que não são acompanhados. Vale ressaltar que será compartilhado alguns dos principais aspectos que, recorrentemente são abordados em sessões. Os prejuízos podem ser divididos em saúde mental, físico e social, sendo eles:

Na saúde mental:
-Dificuldade em lidar com as emoções, aumentando a irritabilidade, dificuldade em tomar decisões, de forma constante.
-Desenvolvimento de outros transtornos como transtorno de ansiedade generalizada, ataques de pânico, fobia, depressão, dentre outros.

No físico:
-Distúrbio do sono, ocasionado em insônia ou baixa qualidade no sono.
-Desenvolvimento ou agravamento de problemas no estômago, como gastrite, úlceras e intestinais.

No social:
-Prejuízo nas relações interpessoais, por meio do isolamento, maiores conflitos, dificuldade na comunicação, dentre outros.
-Dificuldade em manter foco e memória que impactam diretamente no trabalho e estudos.

Outros prejuízos podem ser observados ou relatado por indivíduos que passam por situações constantes em que a ansiedade não é acompanhada. O tratamento da ansiedade é fundamental para diminuir estes impactos, visando qualidade de vida. Mas para isso, procure um profissional, como psicólogo ou psiquiatra para ter um acompanhamento individualizado.
Categorias