SIGA-NOS

Síndrome do impostor: como é e como afeta a saúde mental da pessoa

02/10/2025

Saúde Mental

Síndrome do impostor: como é e como afeta a saúde mental da pessoa
Você sente que a todo momento duvida da sua capacidade? No artigo de hoje, iremos entender o que a sindrome do impostor. Psicóloga Gabriela

Síndrome do impostor: como é e como afeta a saúde mental da pessoa

A síndrome do impostor não é um transtorno diagnosticável, no entanto impacta diretamente na autoestima, motivação e desempenho. Conhecido como fenômeno psicoemocional por envolver aspectos emocionais e psicológicos. Com relação ao emocional, desencadeia sentimentos de ansiedade, vergonha e insegurança. Quanto ao psicológico está relacionado a crenças sobre competências, autocrítica e padrões de pensamentos. A combinação de ambos, ocasionam em processos cognitivos disfuncionais e respostas emocionais negativas. Visando explicar como funciona, acompanhem o exemplo abaixo:

Processo cognitivo disfuncional: uma pessoa recebe elogios em uma apresentação, mas pensa: “Eles devem estar sendo educados; no fundo eu ainda vou falhar.” Ela minimiza o elogio, compara-se com colegas impecáveis e conclui que não tem real talento.

Resposta emocional: logo após, surge ansiedade, rubor no rosto e a sensação de vergonha por não ter aproveitado a oportunidade de demonstrar competência. Esses sentimentos aumentam a autocrítica (“eu sempre falho”), mantendo a pessoa afastada de novas situações como essa.

Além de abordar o que é a síndrome do impostor e um exemplo de como acontece, abaixo conheçam as características e ferramentas de enfrentamento:

Características da síndrome do impostor:
- Sentimento de inadequação e medo de ser descoberto;
- Dúvida frequente sobre suas habilidades e capacidades;
- Medo de cometer erros e necessidade de perfeição;
- Autocrítica excessiva;
- Comparação constante;
- Apresentam dificuldade em aceitar elogios ou reconhecimento;
Ferramentas para enfrentamento:
- Reconhecer o fenômeno;
- Buscar apoio;
- Aceitar erros como parte do processo;

Caso se identifique ou conheça alguém que precise de ajuda, procure por um profissional e comece um acompanhamento visando minimizar os impactos da síndrome do impostor.  
Categorias