5 ferramentas importantes para construir uma boa comunicação entre casais
Sem dúvidas, um dos principais motivos que levam os casais a buscarem por terapia, é a dificuldade de comunicação. Construir uma comunicação funcional, respeitando a personalidade e individualidade de cada um, nem sempre é uma tarefa simples entre casais. Pensando nisso, vamos conversar sobre algumas ferramentas essenciais para uma comunicação assertiva e saudável?!
Escuta ativa: você já observou como é a sua própria escuta quando está em diálogo com a outra pessoa? Diferente do que a maioria das pessoas pensam, uma boa comunicação não se constroi apenas conseguindo se expressar bem, tão importante quanto saber falar é saber ouvir. Mantenha atenção plena durante o diálogo, evite distrações como o celular, e garanta o entendimento do que foi dito, faça perguntas e tire dúvidas.
Comunicação assertiva: evite falas impulsivas, pensar bem e manter a calma é importante para que consiga se expressar. Verbalize de forma transparente o que pensa e sente. Achar que o outro “deveria saber” é uma das falhas de comunicação mais comuns, o que parece óbvio para você pode não ser para outras pessoas, deixe dito.
Empatia e validação: tentar se colocar no lugar da outra pessoa facilita a compreensão de seu ponto de vista, porém nem sempre você vai concordar com a forma de pensar, sentir ou agir da outra pessoa. Não há problema algum em haver discordâncias entre o casal, mas é preciso respeitar e compreender que a pessoa tem o direito de ver/sentir o mundo de forma diferente da sua. Se você não se sentiria da mesma maneira em uma situação semelhante, tudo bem, mas não invalide esses sentimentos.
Foco na solução e não apenas no problema: é possível falar a mesma coisa de muitas formas, frases em tom de acusação tendem a “fechar” a escuta do outro. Tente substituir afirmações por perguntas e fazer críticas de forma colaborativa, dando sugestões que possam contribuir de forma construtiva para uma mudança.
Escolher o momento e local: tentar dialogar em momentos de estresse não é a melhor escolha, um intervalo entre a situação que gerou o atrito e o diálogo pode fazer toda diferença na qualidade da conversa. É importante também a escolha de um local em que ambos se sintam confortáveis, onde possam ter privacidade e seja possível evitar interrupções e interferências externas.
Essas são apenas algumas das ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas por um casal. Construir uma boa comunicação é um exercício constante em qualquer relacionamento e exige disposição de ambas as partes. Caso o casal tenha dificuldades, a mediação de um profissional qualificado, em terapia de casal, é também uma ferramenta que pode auxiliar a melhorar a comunicação e resolver conflitos.