Como funciona a terapia de casal?
Algumas pessoas chegam à terapia de casal com receios e expectativas relacionadas ao que imaginaram sobre como seria a terapia de casal. É comum ouvir relatos de que acharam que a terapia aumentaria as discussões da relação ou que havia a expectativa de que o profissional aponte quem está certo/errado e direcione o casal com uma solução prática e definitiva. Então, como de fato acontece o processo terapêutico em casal?
É importante mencionar que a abordagem de cada profissional pode variar e que nem toda terapia de casal acontece da mesma forma (assim como na terapia individual), por isso, falaremos aqui de como esse processo é conduzido na Sage.
No primeiro encontro, conjunto entre o casal e a profissional, é feita uma avaliação inicial. Nesta sessão, busco entender a dinâmica estabelecida ao longo do relacionamento, o que levou o casal a buscar a terapia e quais as expectativas em relação a esse processo. É um importante momento para tirar dúvidas, explicar o funcionamento da terapia e onde busco reafirmar a conduta ética, mostrando que a condução profissional não privilegia nenhum dos lados e podem ficar à vontade para trazerem os assuntos que acharem necessários.
Após esse encontro, é realizada uma sessão individual com cada um. Neste momento, busco entender melhor os pontos observados no primeiro encontro. Também funciona como um espaço para que cada um possa se expressar sem se sentir constrangido pela presença do outro e para que possam surgir questões que poderiam gerar desconforto ou atritos desnecessários na sessão em conjunto. A partir disso, retornamos aos encontros em conjunto, podendo ser solicitado a qualquer momento, pela profissional ou pelo casal, que haja alguma sessão individual.
Tendo estabelecido os objetivos do acompanhamento em casal, buscamos manter a regularidade em sessões semanais e estabelecer um ambiente seguro e confortável para que ambos possam se expressar livremente e para que, com a mediação profissional, possam construir caminhos e soluções para as questões relacionais através da comunicação assertiva. Assim como na terapia individual, o terapeuta de casal não busca trazer soluções prontas ou julgar o que está acontecendo na relação, o objetivo principal do profissional é proporcionar o suporte necessário para que o casal possa se entender e construir em conjunto estratégias que funcionem para eles.
A depender das questões de cada casal e do que faz sentido dentro daquela relação, intervenções e técnicas diversas podem se aplicar à terapia. O tempo de acompanhamento também é variável, podendo ser maior ou menor a depender da necessidade do casal e da disposição individual em estar nesse processo.