Como identificar um relacionamento abusivo?
Muitas pessoas acham que o relacionamento só é abusivo quando há agressões físicas ou verbais, mas existem outros comportamentos tóxicos que podem não ser entendidos como características de um relacionamento abusivo. Por isso, é importante saber identificar comportamentos preocupantes e não romantizá-los, achando que são uma demonstração de que há amor.
Algumas das características de um relacionamento abusivo são:
Tentativas de controle e ciúmes excessivo. É comum as pessoas acharem que ciúmes é demonstração de afeto, mas ciúmes em excesso é uma característica tóxica e pode sinalizar que a relação não está saudável ou que falta confiança entre o casal. Além disso, falas como “estou pensando no melhor para você”, “é para o seu bem” ou “faço isso porque te amo” podem esconder tentativas de controlar a outra pessoa.
Invasão de privacidade. Em um relacionamento onde há confiança, não há necessidade de invadir o espaço da outra pessoa. Querer acessar com frequência o celular, dispositivos eletrônicos ou redes sociais da outra pessoa é um comportamento invasivo e que desrespeita a privacidade individual.
Isolamento social. Um relacionamento saudável não deve te afastar de amigos ou familiares, essas relações coexistem. Deixar de socializar com outras pessoas para estar exclusivamente no relacionamento te afasta da sua rede de apoio e pode gerar dependência emocional.
Culpabilização e destruição da auto estima. É comum, em um relacionamento abusivo, que a pessoa abusada seja culpabilizada pelas ações da outra pessoa. “Só fiz isso porque você me levou a agir assim” e “se você não tivesse dito/feito aquilo eu não teria me comportado dessa forma” são frases comuns e frequentes em relacionamentos abusivos. Isso acarreta na diminuição da auto estima da pessoa abusada e acaba fazendo com que ela acredite que é responsável por todo e qualquer problema da relação. Muitas vezes, a pessoa pode achar que não conseguiria outro relacionamento, o que faz com que aceite permanecer no atual.
Comportamento explosivo e imprevisível. Pessoas abusivas podem ter mudanças bruscas de humor e comportamento imprevisível se desagradadas, o que acaba gerando medo e comportamento submisso em quem se relaciona com elas.
Ao reconhecer alguma dessas características no seu relacionamento, é importante que tente um diálogo assertivo, para que a pessoa possa entender o que está fazendo e tentar mudar. Porém, caso não haja mudanças e o comportamento siga se repetindo, cabe pensar sobre a saúde desse relacionamento e se continuar nele te fará bem. Nesse caso, o acompanhamento psicológico pode ser um suporte fundamental para essa avaliação e tomada de decisões.