Você sabe como se constitui um relacionamento saudável?
Para iniciar essa conversa, é importante explicar que, quando falamos de relacionamento, nos referimos a relação entre duas ou mais pessoas. Sendo assim, um relacionamento pode se situar no campo amoroso, familiar, profissional, de amizade, entre tantas outras áreas possíveis.
Pensando apenas nas relações amorosas, é preciso considerar também que, ao longo da história, muitas foram as mudanças na forma como as pessoas se relacionam. Além dos relacionamentos tradicionalmente estabelecidos na sociedade, como namoros, noivados e casamentos, “ficar” e “morar junto” se popularizaram, enquanto relacionamentos abertos, não-monogâmicos e poliamorosos ganharam visibilidade nas últimas décadas.
Independente do nome ou formato dado, um relacionamento de qualidade e saudável segue sendo um desejo para a maioria das pessoas. Mas, afinal, o que é um relacionamento saudável?
Diversas pessoas entendem que relacionamentos saudáveis são aqueles que não são abusivos e, de fato, pesquisas demonstram que tem se falado, pesquisado e descrito muito mais sobre relacionamentos abusivos do que sobre relações saudáveis, o que reforça esse entendimento social. Porém, se é importante saber o que não funciona em um relacionamento e pode torná-lo abusivo, mais importante ainda é identificar e fazer a manutenção dos pontos que tornam uma relação saudável e duradoura.
Estudos apontam que uma relação saudável, funcional e satisfatória tem como base quatro elementos: respeito, amor, confiança e companheirismo. Mas como fortalecer esses pilares dentro de uma relação? A principal aliada de qualquer relacionamento é a comunicação aberta e empática, saber falar é muito importante, mas saber ouvir também é fundamental.
Lembre-se: Respeito - em um relacionamento é inevitável que haja divergências, pontos de vista diferentes e até mesmo conflitos, por isso, é fundamental que o respeito mútuo prevaleça, possibilitando resoluções em conjunto. Amor - sabemos que cada pessoa tem seu próprio jeito de demonstrar afeto e que nem sempre as pessoas que se relacionam demonstram da mesma forma, por isso é importante que haja diálogo, compreensão e flexibilidade para que as expectativas estejam alinhadas. Confiança - quanto mais aberta, fluida e sincera for a comunicação, maior a confiança construída em conjunto. Companheirismo - quando se escolhe estar em uma relação, é importante que haja disposição para se fazer presente, compartilhar momentos e sentimentos, dar e receber apoio.
Por último e não menos importante, em um relacionamento saudável é importante que haja espaço para a individualidade de cada um, conversas sobre limites e situações que incomodam, mas também é preciso haver reciprocidade, valorização da pessoa com quem se relaciona e tempo de qualidade juntos.
Referência: Costa, N. B. A.; Modesto, J. B.. Representação Social do Relacionamento Amoroso Saudável. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, vol. 12, n. 1, p. 100-115, Janeiro-Junho, 2020 - ISSN 2175-5027